terça-feira, 16 de março de 2010

Músicos: Os Ilusionistas do som

Quem é que já não se encantou ao assistir uma apresentação de "mágica", ou de ilusionismo, e ficar se perguntando: "Nossa! Como ele fez isso?!" O profissional desse espetáculo,  chamado mágico, combina vários materiais, explora seus instrumentos de trabalho mas não é em qualquer lugar não, e nem todas as mágicas de uma vez. É tudo planejado, combinado. Será um repertório de mágicas populares, ou de mágicas da corte de Alexandre Magno? Tem um roteiro a ser elaborado. Um espetáculo é como uma guloseima, um prêmio... e já que estamos falando de Mágica... tem que ser supreendente, mesmo que os truques sejam conhecidos. O que pode ser surpresa pra um, para outro não é, e por isso tem que ser surpreendente. O mágico quando prepara suas mágicas, estuda o ambiente que ele se apresentará, o tipo de público que o assistirá, e o material que ele poderá levar para desenvolvimento do seu trabalho.

Não consigo imaginar outra comparação até o momento, de um outro artista que faça a mesma coisa, mas através do som como os músicos, e especificamente aqui... os violonistas. Combinar texturas das cordas, ambientes, jeito de tocar com unha ou sem unha... enfim, o violonista é um mágico do som. E não é qualquer som a bel prazer. É um som dentro de um roteiro, e para cada contexto um roteiro. Há varios roteiros dentro de roteiros, que no caso do violonista é a música. Aliás... releia a primeira parte do texto novamente, e substitua as palavras magica, magico por... Música...musico....

by Antonio Henrique

Um comentário:

  1. Pois, então, está lançado o desafio : estou no curso de violão e, vc é o mestre, ou seja, o músico, ou melhor, o mágico que terá que me transformar em uma ilusionista, ou seja, uma musicista!
    Árdua tarefa professor!!
    Boa sorte!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir