Orquestra de Violões de Sorocaba

A Orquestra de Violões de Sorocaba foi formada em 1997 pelo compositor e violonista, Professor Maestro Pedro Bueno Cameron, que também formou e regeu a Orquestra Sinfônica de Sorocaba. As aulas e ensaios para a formação da Orquestra de Violões ocorriam na Casa da Cultura (Fórum Velho), depois no Sorocaba Club, e até os dias de hoje, na sede da Secretaria da Cultura, Palacete Scarpa. O projeto de Pedro Cameron, era de formar um coral... com vozes só de violões, e assim como fazem os coralistas que se reúnem para cantar, fazer os violonistas se reunirem para tocar o mesmo repertório, todos juntos ao mesmo tempo, solando e/ou acompanhando, cada um com sua parte. Para a formação da Orquestra de Violões, surgiu o curso de violão, que foi ministrado pelo próprio Maestro até julho de 2009 quando então se aposentou.




A estréia da Orquestra de Violões de Sorocaba, ocorreu no antigo Espaço Cultural Cruzeiro do Sul à rua Padre Luiz, em Sorocaba no dia 15/10/1997, sendo que no início do programa houve apresentações individuais de repertório solo para violão pelos integrantes, e na segunda parte, o encerramento com repertório transcrito e arranjado em vários violões de forma que cada violonista tocasse partes diferentes, mas que simultaneamente tivesse um efeito característico de uma Orquestra somente de violões. A primeira formação, teve como integrantes Bruno Pinatti, Carlos Borghi, Carolina Oliveira Soares, Érica Manfredini, João Carlos Thomaz (arranjos e transcrições), José Maria Amaral, Ubirajara dos Santos Junior, além do Maestro Pedro Cameron, que regia e também tocava.

Posteriormente, a Orquestra de Violões de Sorocaba foi conduzida pelos professores do Programa Mais Cultura, tendo como regente, José Marcos Rodrigues, e Antonio Henrique Bueno, e como diretor de cultura Maurício Barisson, deixando de existir como Orquestra de Violões de Sorocaba em 2011 para dar lugar a Orquestra de violões do Projeto Mais Cultura.